Palestras sobre prevenção a desastres naturais aconteceram em São Roque e Vila LângaroPalestras sobre prevenção a desastres naturais aconteceram em São Roque e Vila Lângaro
23/12/2014 Assessoria de Imprensa
O município de Vila Lângaro, em parceria com a Unidade de Atendimento da Sicredi de Vila Lângaro, está desenvolvendo ações de preparação da população de Vila Lângaro para o enfrentamento a desastres naturais. As palestras são proferidas pelo major da Brigada Militar Aurivan Chiocheta, especialista em Proteção e Defesa Civil da empresa Vencer RH de Passo Fundo.
No dia 10 de dezembro, a palestra foi em São Roque, onde compareceram moradores de São Roque e São Luiz e no dia 11 de dezembro, foi em Vila Lângaro, para a população da cidade, entidades, empresários e servidores municipais.
Em cada palestra o major alerta quanto à necessidade da população se prevenir e ficar atenta para certas ocasiões. No que diz respeito à estiagem, falou da importância de preservar os mananciais de água e banhados, isso ajuda para que haja chuva com mais frequência. Explicou que desastres são resultados de eventos adversos. Existe o desastre natural, que são tempestades, granizos e enxurradas, e desastre tecnológico, ocasionado por falha humana, por ação ou omissão. Relacionou os fatores que contribuem para o aumento na ameaça de desastre: vulnerabilidade exacerbada pela evolução das condições demográficas, tecnológicas e socioeconômicas; urbanização sem planejamento; desenvolvimento em zonas de alto risco; subdesenvolvimento; e a degradação do meio ambiente.
Aurivan também fez uma alerta que, nas casas, o local mais seguro para os moradores se abrigarem é o banheiro. Falou ainda, que as pessoas devem criar as ferramentas de prevenção, tais como construir as casa de maneira mais segura, qualificando a mesma com materiais mais resistentes e telhas que suportem o granizo; evitar que o vento emboque; não ficar em estampados e em baixo de árvores durante temporal, pois nestes locais os raios são mais frequentes; cuidar a sobre carga nas tomadas de energia elétrica, isso pode dar curto-circuito.
Ele falou ainda da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil – CEDEC e observou que o município de Vila Lângaro está bem estruturado na parte de Defesa Civil, tanto que já recebeu auxílio para recuperação de estradas e para auxiliar as famílias de baixa renda.
O prefeito Claudiocir Milani e a gerente da Unidade de Atendimento da Sicredi de Vila Langaro Elizandra Segat Seidler comentaram também sobre o referido projeto.