Notícias Voltar

Três mil pessoas participaram do I Encontro da Agricultura Familiar do Rio Grande do SulTrês mil pessoas participaram do I Encontro da Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul

20/08/2014 Assessoria de Imprensa

O evento marcou a fundação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul

Celebração de conquistas, Comemoração ao Ano Internacional da Agricultura Familiar, Apresentação de Propostas e Constituição da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul foram os marcos do I Encontro Estadual da Agricultura Familiar do RS, realizado no dia 15 de agosto de 2014, na cidade gaúcha de Sananduva. Fruto de um longo e sólido processo de debates e construção de propostas para o desenvolvimento no campo, o evento reuniu três mil pessoas e inaugurou uma nova fase para a agricultura familiar do estado ao fundar a FETRAF-RS.
Na parte da manhã, o governador do estado gaúcho, Tarso Genro, esteve presente e recebeu da FETRAF-RS as propostas da Federação para a Agricultura Familiar. O documento entregue reuniu as proposições construídas ao longo dos oito seminários preparativos ao I Encontro: Juventude e Sucessão; Gênero; Conflitos Agrários; Infraestrutura, Meio Ambiente e CAR; Comercialização e Produção; Políticas Sociais e Previdência; e, Organização Sindical.
No período da tarde foi realizada Assembleia Geral e fundada a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul. Após a apresentação dos objetivos e missão da FETRAF-RS, aprovação do estatuto e eleição dos membros da direção, o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, deu posse à nova diretoria que terá mandato de três anos. Com isso, a FETRAF-RS passa ser a representante oficial da Agricultura Familiar no Rio Grande do Sul. A coordenadora geral da FETRAF-RS, Cleonice Back, destaca que a fundação da Federação no estado é fruto de um processo de reorganização da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul - FETRAF-Sul que congrega os três estados no sul do país. A instância de representação nacional é a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar - FETRAF-Brasil que está presente em 18 estados brasileiros.
Em seu discurso de posse, Cleonice salientou a importância estratégica da Agricultura Familiar e o longo histórico de lutas e conquistas dos agricultores familiares.
Para a coordenadora, um dos grandes objetivos e desafios da FETRAF-RS é a construção de um Projeto de Desenvolvimento Sustentável e Solidário para a Agricultura Familiar.
No fechamento do ato de constituição da nova Federação, a coordenadora geral chamou ao palco homens, mulheres e jovens participantes do evento que foram beneficiados com as principais conquistas históricas do sindicalismo rural: aposentadoria, acesso ao Pronaf, Seguro Agrícola, Habitação Rural, Educação via a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Uma caminhada pelas ruas da cidade de Sananduva marcou o encerramento do I Encontro da Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul. Em marcha e com bandeiras ao alto, os participantes apresentaram à cidade sede do evento, a nova federação da agricultura familiar. O ponto final da caminhada foi na praça central onde foi plantada uma muda da árvore “Sananduva” e, hasteada a bandeira da entidade, fato que simbolizou o nascimento da FETRAF-RS.
Além dos três mil agricultores familiares e do governador do estado, prestigiaram o evento: Secretário da SDR, Elton Scapini e demais representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Diretor Presidente da Emater, Lino de David, Deputados federais e estaduais, Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Rio grande do Sul, Marcos Regelin, Representante do INCRA, do Banco do Brasil, Prefeitos de diversos municípios, Secretários municipais, Vereadores de todo o estado, Cresol Central e Cresol Sicoper, CUT/RS, Federação dos Metalúrgicos, Cooperhaf, Coasa, Cotrisana, Coopvida, FETTEE SUL, autoridades religiosas, dentre outros.
De Vila Lângaro se fez presente o vereador Arno Dal Magro, juntamente com os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e agricultores.
Durante o evento foi sorteada uma moto, em que a vila-langarense Milena Pinto de Azeredo, foi quem auxiliou, pegando a cautela premiada.




Compartilhar:
| WhatsApp