CAMPANHA COLETA DE LIXO ELETRÔNICO FOI REALIZADA NO MÊS DE NOVEMBRO DE 2018 EM VILA LÂNGARO

Publicado em 13/12/2018, Por Assessoria de Imprensa - Link da publicação: https://www.vilalangaro.rs.gov.br/noticias_ver.php?id_noticia=3060

Equipamentos eletrônicos velhos e ou em desuso foram entregues na Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Vila Lângaro, durante a campanha. Lixo eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos, e devido o elevado uso destes equipamentos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados. Exemplos: monitores de computadores, telefones celulares, baterias, computadores, televisores, câmeras fotográficas, impressoras, geladeiras, máquinas de lavar e outros

O Brasil consome milhões de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, mas, ao contrário de alguns países da Europa, dos Estados Unidos, do Canadá e do Japão, não está preparado para descartar esse material que, frequentemente, é atirado em aterros sanitários. Pelo menos 500 milhões de produtos se encontram sem uso nas casas dos brasileiros. Esses produtos contêm mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio – substâncias que podem contaminar o ar, a água e o solo.

Diante deste cenário preocupante, a Prefeitura de Vila Lângaro, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizou, no mês de novembro, uma edição da Campanha Coleta de Lixo Eletrônico. O intuito foi oportunizar à comunidade a chance de descartar corretamente os materiais eletrônicos que estão sem utilidade.

Após o término da campanha, todo o material recolhido foi encaminhado para uma empresa especializada na reciclagem de eletroeletrônicos.