ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Inicio >

Abertura da Semana Farroupilha 2022Abertura da Semana Farroupilha 2022

Publicado em 14/09/2022, Por Assessoria de Imprensa

Na manhã de hoje, na Praça João Paulo II, realizou-se a Abertura Oficial da Semana Farroupilha deste ano. Estiveram presentes autoridades municipais, alunos das Escolas Cecília Meireles, Emei Margarida Fiori Tognon e Escola Marquês de Maricá, Patronagem e Invernadas do CTG Gentil Boeira, demais entidades municipais e público em geral.

O início do Protocolo de Abertura da Semana Farroupilha foi marcado pela chegada da Chama Crioula, conduzida pelo Grupo de Cavaleiros Herdeiros da Tradição, que foram buscá-la no município vizinho de Passo Fundo.

Essa tradição começou em 1947, quando os tradicionalistas Paixão Cortes, Cyro Ferreira e Fernando Vieira, retiraram uma centelha do fogo simbólico da pátria e acenderam o primeiro candeeiro crioulo em Porto Alegre, representando a coragem, a união dos povos e o amor do gaúcho pela sua terra.

Neste ano os Festejos Farroupilhas trazem como tema: “Etnias do gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras” e traz como canção-tema a música “Num só lugar”, composta por Fernando Espíndola e Thomas Facco, que simboliza a pluralidade das etnias que compõem o Rio Grande do Sul, bem como a riqueza, a diversidade e a importância cultural dos povos originários na formação do gaúcho e a contribuição trazida pelos imigrantes.

O prefeito Anildo Costella decretou a Abertura da Semana Farroupilha e destacou a importância de cultivarmos a cultura gaúcha: “Neste ano o tema dos Festejos Farroupilhas é as Etnias do gaúcho, somos um povo feito de várias culturas e isso é muito bonito, tem de ser preservado”, finalizou o prefeito.

Durante a Abertura ainda, o 3º Guri do Estado, Leonardo Andreola, apresentou duas músicas gaúchas e a 1ª Prenda Mirim da Sétima Região, Sofia Lusa Spagnol, declamou uma poesia.

 





Imprimir notícia - Compartilhar: