ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Inicio >

Equipe do PIM de Vila Lângaro promove encontro regionalEquipe do PIM de Vila Lângaro promove encontro regional

Publicado em 07/07/2022, Por Assessoria de Imprensa

Na terça-feira (05/07), a Equipe do PIM de Vila Lângaro, com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde promoveu um encontro regional do PIM – Programa Infância Melhor, na Câmara de Vereadores de Vila Lângaro. Estiveram presentes mais de 90 profissionais da área, vindos de 13 municípios da região.

O evento contou com uma recepção calorosa das equipes com um café da manhã. Logo após, a abertura do evento foi realizada pela equipe Municipal do PIM e contou com a participação de Jean dos Santos e Giovana Dal Magro, crianças que foram atendidas pelo PIM do nosso município, onde apresentaram algumas canções.

Pela parte da manhã foi desenvolvida uma formação interdisciplinar com Luciana Oltramari Cezar, Psicanalista do PROJETO - Associação Científica de Psicanálise e Humanidades, Doutoranda em Educação pelo PPGEDU- UPF e coordenadora da Rede-Bebê – Núcleo Passo Fundo e com a Fisioterapeuta, Doutora em Educação pelo PPGEDU-UPF e também coordenadora da Rede-Bebê – Núcleo Passo Fundo, Renata Maraschin.

A formação foi voltada aos profissionais da saúde, educação e assistência social que compõem as equipes municipais do PIM, e que trabalham no cuidado com bebês, crianças pequenas e suas famílias. Teve como objetivo capacitar estes profissionais estudando os campos conceituais do desenvolvimento infantil, a partir dos fundamentos teóricos e práticos psicanalíticos, transmitindo noções da estruturação psíquica infantil e entrelaçando os aspectos psíquicos, orgânicos, neurológicos, familiares, culturais e sociais.

Durante à tarde as atividades consistiram em relatos de experiências do trabalho em rede desenvolvidos pelos profissionais de Vila Lângaro. A interlocução foi conduzida pela psicóloga Daniela Dametto, e teve como participantes a diretora da EMEI Margarida Fiori Tognon, Carleia Webber Tognon, o médico da Estratégia da Saúde da Família -ESF, Luciano Ferreira, a pediatra, Mariana Damo, a fisioterapeuta, Fernanda Secco e a fonoaudióloga, Diana Puerari. Ainda durante à tarde, as equipes presentes no evento também dialogaram e trocaram informações de como desenvolvem o trabalho em seus municípios.

A Secretária Municipal da Saúde comemorou o sucesso do evento: “Foi um privilégio para nosso município sediar o encontro do PIM, temos um olhar especial com esse programa. O PIM atende crianças antes mesmo do seu nascimento e acompanha até a entrada na vida escolar. Quero agradecer também as profissionais de nosso município pelo trabalho que é desenvolvido e pela organização deste encontro e agradecer também os grupos que vieram participar e engrandecer ainda mais o evento” finalizou a secretária.





Imprimir notícia - Compartilhar: