ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Inicio >

Secretaria da Saúde realizou Campanha de Prevenção ao Câncer de PróstataSecretaria da Saúde realizou Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata

Publicado em 04/12/2019, Por Assessoria de Imprensa

A Secretaria da Saúde de Vila Lângaro realizou nos dias 26 e 28 de novembro, a Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata. O especialista Rodrigo Borges atendeu no total 108 pacientes na Unidade de Saúde do nosso município.

No Brasil, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e tem como agravo a não manifestação de sintomas até que a doença esteja em estágios avançados, resultando em chances de cura reduzidas. Por outro lado, a detecção precoce aumenta as chances de cura para 90%. O exame médico deve ser realizado anualmente ou a cada dois anos no máximo, por todos os homens com idades a partir de 50 anos, ou, 45 anos se houver casos de câncer de próstata na família.

A adoção de hábitos saudáveis, como uma boa alimentação e a prática regular de atividade física podem ser favoráveis e aumentar a sobrevida dos indivíduos. Há estudos indicando que o consumo de alimentos ricos em vitaminas como A, D e E, minerais como o selênio, e compostos bioativos como os carotenoides presentes em frutas e vegetais de cor alaranjada, vermelha ou amarela (tomate, cenoura), além das leguminosas (feijão, ervilha), são componentes da dieta que têm efeito protetor.

Para diagnosticar precocemente os casos é preciso romper com o preconceito que atrapalha a prevenção e incutir nos homens a importância da conscientização e informação sobre o tema. É fundamental que os homens estejam atentos a sua saúde e sinais do organismo para observarem qualquer alteração e sintomas, e não hesitarem em procurar um médico para esclarecer dúvidas e realizar o exame anual de prevenção.




Imprimir notícia - Compartilhar: