Notícias Voltar

Oficinas em comemoração ao Dia da Árvore e sobre a Conscientização Ambiental foram realizadasOficinas em comemoração ao Dia da Árvore e sobre a Conscientização Ambiental foram realizadas

20/10/2016

No dia 22 de setembro, foram realizadas no Ginásio Poliesportivo Municipal Arcnio Angelo Biazotto na cidade de Vila Lângaro oficinas de Educação Ambiental. Participaram professores e aproximadamente 200 alunos do 4º ao 9º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Marquês de Maricá e Escola Municipal de Ensino Fundamental Rafael Pinto Bandeira.
As oficinas, aplicadas pela educadora Ambiental, tecnóloga em Meio Ambiente, Jéssica Jemiczak, e a estagiária, acadêmica do Curso de Engenharia Ambiental, Caroline Noara, do Eloverde Instituto Socioambiental Vida Verde de Erechim, foram realizadas para conscientizar os alunos sobre a importância das árvores e sua relação com o meio ambiente. O Dia da Árvore é comemorado no dia 21 se setembro. Também foram abordados temas sobre a água, os resíduos sólidos e a biodiversidade. Com estas informações os alunos puderam praticar o que aprenderam com as dinâmicas aplicadas nos jogos Tabuleiro do Rio Tigre, Quebra-cabeça sobre a Gestão Compartilhada da Água e dos Resíduos Sólidos e Descarte Correto do Lixo.
Os trabalhos foram coordenados pela engenheira agrônoma do município Márcia Biazus Borchardt e a bióloga do município Daniquelen Secco Bezutti.
Daniquelen disse que “é com essa finalidade que queremos fortalecer a necessidade de formar uma nova postura, com um maior envolvimento destas crianças, pois é difícil incorporar novos valores e atitudes quando já se é adultos”. Ela comentou ainda que “Conscientização Ambiental são as pequenas atitudes que fazem a grande diferença na mudança de hábitos O trabalho desenvolvido pela Eloverde com a realização das oficinas veio agregar neste sentido. A correlação água, árvore e lixo fez com que os alunos refletissem sobre o que estamos fazendo com o meio ambiente que vivemos. Os jogos que foram aplicados, fez com que os alunos repensassem nas atitudes que estão tendo com a natureza. Foi a parte de maior interação dos alunos com o assunto”.
Para Marcia “cada pessoa tem que fazer sua parte sendo fiscal e cuidador do meio ambiente, pois muitos sabem, por exemplo, que é importante e fácil separar o lixo em casa, mas poucos fazem isso”. Ela articulou que com isso espera-se que através de pequenas atitudes, grandes mudanças ocorram no futuro. “Todos os trabalhos que são desenvolvidos na área ambiental, são como sementes que são lançadas hoje para mais tarde colhermos. As boas ações e mudanças que fazem a diferença. A Eloverde veio de encontro com as atividades que foram desenvolvidas para a conscientização ambiental. Acredito que foi muito importante para ajudarmos a criar e despertar o interesse em mudar pequenas atitudes e assim termos um meio ambiente mais protegido” comentou ela.
Ao final das atividades os alunos receberam uma muda de árvore nativa, folhetos e cartilhas, e cada escola recebeu um kit de jogos educacionais.




Compartilhar:
| WhatsApp