Vila Lângaro realizou a IV Conferência Municipal de Assistência SocialVila Lângaro realizou a IV Conferência Municipal de Assistência Social
13/06/2013 Assessoria de Imprensa
Sob a coordenação do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Secretaria Municipal de Assistência Social foi realizada no dia 11 de junho, no Ginásio Poliesportivo Arcenio Ângelo Biazotto, a IV Conferência Municipal de Assistência Social do Município, que teve como tema “A gestão e o financiamento para a efetivação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social)”.
Na abertura oficial houve o pronunciamento do prefeito Claudiocir Milani, do presidente do CMAS soldado João Batista Rodrigues Paixão e da secretária de Assistência Social Ilizabett Webber. A mestre de cerimônia, psicóloga Marina Dametto leu o histórico da Assistência Social em nível nacional.
A assistente social Samantha Rovani Cecchetti leu o regimento interno da conferência. A seguir os atores do grupo “Despintando o Sete”, Douglas Biasotto (representando empresário) e Andreia Bedendo (representando a morte) apresentaram uma peça cômica que relatava a vida de um homem bem sucedido que só pensava em trabalho, não dando muita importância à vida pessoal e ao convívio familiar, mas que, ao se deparar com a morte repensou seus conceitos.
Em seguida deu-se início à palestra com o sociólogo e professor da Escola de Gestão Pública da FAMURS Luiz Roberto Möller. Este começou sua fala detalhando os dez direitos socioassistenciais, os quais são: Direito à proteção social de natureza socioassistencial; Direito de Equidade Rural e Urbana; Igualdade de Direito ao cidadão na manifestação pública de suas ideias e convicções; Rede de Serviços sociassistenciais; Atendimento acessível, permanente e de qualidade; Direito de convivência familiar, comunitária e social; Direito à proteção social partilhada entre as diversas políticas públicas; Direito à renda; Direito de co-financiamento da política de assistência social pela União, Estados e Municípios; Direito do cidadão ao controle social e a defesa de seus direitos.
Logo em seguida, Möller deu ênfase ao tema do evento, detalhando os principais itens e a importância do financiamento para concretizar realmente a efetivação do SUAS, demonstrando exemplos práticos. Com muito dinamismo, o palestrante conduziu também os eixos temáticos com atividades e discussões em grupos. Ao final teve o Coffee Break de confraternização.
O público esteve presente nos turnos da manhã e tarde, e o número de pessoas foi 95. Dentre eles, estavam o prefeito Claudiocir Milani, primeira dama Divani Terezinha Brotto Milani, vice-prefeito e secretário de Saúde Anildo Costella, secretária da Educação Jaqueline Aparecida Seidler, servidores da Assistência Social, servidores da Saúde, conselheiros tutelares, extensionista do escritório da ASCAR/Emater-RS de Vila Lângaro Dulce Rech, o grupo “Gota de Amor”, Grupo da Terceira Idade, Grupo dos Idosos e o Grupo de “Orientação e Apoio Sócio Familiar/BF”, alunos da 8ª série juntamente com professores da Escola Estadual Marquês de Maricá e sociedade em geral.
Entre os visitantes de outros municípios estavam presentes a assistente técnica da ASCAR/Emater-RS regional de Passo Fundo Doriana Gozzi Miotto; representantes de Água Santa: secretária de Assistência Social Izabel Cristina Poletto de Souza, assistente social Adriana Manica e auxiliar administrativo da Assistência Social Katia Peruzzo; de Santa Cecília do Sul: secretária de Assistência Social e Habitação, Flavia Pegoraro, assistente social Ediane Biazus Fontana e a psicóloga Jordana Passinatto.