Escola Marquês realiza atividades sobre a ÁguaEscola Marquês realiza atividades sobre a Água
09/04/2013 Assessoria de Imprensa
No dia 22 de março de 2013, “Dia Mundial da Água”, os professores de 5º ano a 8ª série da Escola Estadual de Ensino Médio Marquês de Maricá, desenvolveram atividades relacionadas a esse dia. De início, a professora Mariza Fortunato Pinto Cechetti, passou alguns vídeos, os quais falavam sobre a importância da água, prejuízos causados pelo seu desperdício, bem como, meios para estocá-la e reutilizá-la. Em seguida, foi debatido sobre os mesmos e os professores retornaram às salas de aula, onde desenvolveram várias atividades.
Os alunos do 5º ano confeccionaram a fórmula da água por meio de balões, orientados pela professora Bernardete Costella Negri.
A 7ª série, coordenados pela professora Margarete Martins Dalmina, teve a proposta de escrever um texto, no qual eles seriam uma gotinha e teriam que passar um recado aos habitantes do planeta Terra.
Leia dois desses textos.
Meu recado à Terra
Eu sou a água, mas sou muito desperdiçada. Parece até que meu valor é o menor possível, pois me jorram com mangueiras ao invés de usar-me com baldes; também podiam apurar nos banhos, lavar a louça e escovar os dentes com a torneira fechada, lavar áreas, calçadas e carros não muito frequentemente, etc... Assim eu duraria mais tempo.
Mas infelizmente se continuarem a desperdiçar-me deste modo, em não muito tempo, irei acabar. Quando eu me cansar de ser desperdiçada, vocês não terão o direito de reclamar da minha falta.
Everton Segat – 7ª série – E. E. de Ens. Médio Marquês de Maricá
Uma gota preocupada
Certo dia uma gotinha triste que não estava gostando de nada que via na Terra, pois era só olhar para baixo que já começava a chorar, só via pessoas desperdiçando água sem controle. Vendo aquela situação a gotinha convocou suas outras amigas para uma reunião, onde a conclusão tomada foi fazer greve de chuva. Passaram-se alguns dias, mas a greve não adiantou, as pessoas continuavam desperdiçando o pouco de água que restava. Como o problema continuou, as gotinhas fizeram outra reunião e foi decidido que iriam descer à Terra para fazer um comunicado aos habitantes. Quando todas as gotas desceram, as pessoas ficaram felizes, pois não chovia há muito tempo. Mas estavam enganadas, pois aquelas gotas tinham um último comunicado a fazer: “Valorize a água no presente, enquanto é tempo, para não se arrependerem no futuro”.
Logo após a conversa, as pessoas ficaram surpresas com o comportamento das gotas, mas entraram em um acordo e resolveram fazer as coisas certas para o bem do planeta.
A partir daquele instante tudo se resolveu e o mundo ficou melhor, com pessoas mais conscientes e econômicas, dando o valor devido ao nosso bem natural e que poderá ser finito.
Gabriela Langaro – 7ª série – E. E. de Ens. Médio Marquês de Maricá