ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >


FORMACAO CONTINUADA ACONTECEU NA EMEI MARGARIDA FIORI TOGNONFORMACAO CONTINUADA ACONTECEU NA EMEI MARGARIDA FIORI TOGNON

Publicado em 10/09/2018, Por Assessoria de Imprensa

                No dia 06 de setembro à tarde os professores, coordenadora e a Diretora Maristela Mello tiveram uma formação com a Psicóloga Daniela Dametto, acompanhadas pela secretária de Educação Carléia Tognon sobre: O Papel do Professor no desenvolvimento da Criança.

              Logo o papel do Professor é fundamental dentro da escola e se reflete em toda a sociedade, pois ele é um agente ativo na formação de um cidadão. As crianças necessitam de modelos a serem seguidos para que ajam em prol da equidade no mundo, e seus exemplos nos primeiros anos de vida são os pais, seguidos dos professores e amizades encontrados no ambiente escolar.

               Além de ser um educador, atuando como gestor de aprendizagem, o professor tem influência para orientar e motivar às crianças desde o primeiro contato com a escola. É ele quem facilita o acesso a informações e dados, ao conhecimento acumulado pela sociedade, conduzindo, avaliando e executando experiências, para que a construção da aprendizagem seja completa desde os primeiros anos de vida.

              A educação infantil é primordial na formação de um indivíduo no que diz respeito não somente a transmissão de conhecimento, mas também ao englobar questões relacionadas ao amor, fraternidade, dignidade, solidariedade, responsabilidade, ética e outros valores fundamentais para a convivência harmoniosa do ser humano na sociedade.

                O papel do professor não é apenas ensinar. Ele também é um dos responsáveis por estimular atitudes respeitosas por parte das crianças, que, consequentemente, serão levadas para fora do ambiente escolar.

               O educador também é responsável por proporcionar às crianças experiências que auxiliam a desenvolver suas capacidades cognitivas, como atenção, memória, raciocínio e o bem estar em um ambiente cheio de pluralidade. 

               É na fase do 0 aos 6 anos, chamada de primeira infância, que as crianças passam a perceber o mundo e despertam uma curiosidade nata e investigativa, sempre questionando e querendo saber o porquê das coisas. Com isso, a criança constrói sua própria identidade, baseada na exploração do meio em que vive na construção dos relacionamentos interpessoais, na obtenção do conhecimento e valores a ela ensinados, e nas brincadeiras, que são a forma mais produtiva de adquirirem conhecimento e se relacionarem com outros.

                  Por isso, na primeira infância, é primordial que o educador também ofereça, juntamente com os pais, todas as ferramentas necessárias para a construção dessa identidade.

                 O professor é uma figura fundamental na vida das crianças, e aqueles que atuam na educação infantil são verdadeiros pilares para o desenvolvimento das mesmas. A escola é o segundo ambiente socializador em que a criança é inserida, onde o educador pode ajudar a adquirir novos conhecimentos todos os dias e a desenvolver interações, impactando em seu modo de perceber e agir no mundo.




Compartilhar: FACEBOOK