Vereador vila-langarense faz campanha no combate a dengueVereador vila-langarense faz campanha no combate a dengue

Publicado em 24/09/2015, Por Assessoria de Imprensa

O vereador de Vila Lângaro, Realdo Savaris, vem fazendo um trabalho contra a dengue no município. Uma das ações do mesmo é estimular a população a plantar a Crotalária. Segundo ele, o plantio pode ser feito em um pequeno espaço nas propriedades rurais, ou nos terrenos urbanos. “Um metro quadrado, já é o suficiente, plantando de 50 a 100 gramas de sementes”, disse Realdo. A época de plantar é agora em setembro e também no mês de outubro. A Crotalária é um combate natural contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue. Ela atrai a libélula, que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma forma que o Aedes. As larvas da libélula se alimentam de outras larvas, até mesmo o mosquito transmissor da Dengue. Depois de adulta a libélula se alimenta de pequenos insetos, e o Aedes Aegypti é um dos cardápios favorito. Realdo comentou que no município de Sorriso-MT, no ano de 2010, teve 400 casos de Dengue, com um óbito. A partir de 2011, com o plantio da Crotalária, não foi registrado mais nenhum caso. Em Vila Lângaro, o vereador começou distribuindo sementes para alguns munícipes no ano passado. Conta ele que um dos colegas do Legislativo já armazenou sementes para o próximo plantio. Realdo também levou a ideia para prefeitos e vereadores de municípios vizinhos. A vontade dele é que todos os municípios, tanto da AMUNOR, quanto dos demais, se engajassem nessa campanha. Ele está a disposição para esclarecimento, de quem tiver interesse.