Ciclo de palestras: debate, manejo e conservação do solo em Vila LângaroCiclo de palestras: debate, manejo e conservação do solo em Vila Lângaro

Publicado em 26/05/2015, Por Assessoria de Imprensa

Dentre os maiores desafios da agropecuária, está a produção sustentável de alimentos para suprir as necessidades alimentares da população. Diante disso, o solo tem papel fundamental como componente primário do ecossistema e como contribuinte vital para o bem-estar humano. Desta forma, a conscientização dos jovens agricultores, ainda estudantes, sobre a importância de manejar corretamente e preservar os solos é a base para uma agricultura sustentável no futuro. Pensando assim, a Ascar/Emater de Vila Lângaro promoveu um ciclo de palestras nas escolas para atingir o público jovem. Na Escola Estadual Marquês de Maricá, trabalhou-se com as turmas de 6º ao 9º anos e com o ensino médio, totalizando 130 discentes. Na Escola Municipal Rafael Pinto Bandeira foi trabalhado com os alunos do 6º ao 9º anos, totalizando aproximadamente 50 alunos. Em princípio, a engenheira agrônoma Lilian Cris Dallagnol falou sobre as propriedades do solo, manejo correto, recuperação e conservação de áreas degradadas. A importância da cobertura vegetal para reduzir o impacto da gota da chuva e a presença de raízes no sistema para manter a estrutura do solo recebeu destaque. A demonstração prática do impacto da gota d’água em diferentes sistemas de cobertura de solo e a coleta de amostras de solo para análise química fecharam os trabalhos com os alunos. “Neste Ano Internacional da Conservação do Solo, a Ascar/Emater de Vila Lângaro busca despertar maior conscientização sobre a relevância do solo como base do desenvolvimento econômico da sociedade”, comentou a engenheira Lilian.