Brigada Militar de Vila Lângaro faz Sessão Alusiva ao Cinquentenário da LegalidadeBrigada Militar de Vila Lângaro faz Sessão Alusiva ao Cinquentenário da Legalidade

Publicado em 02/09/2011, Por Secretaria da Administração

No dia 29 de agosto, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Vila Lângaro, aconteceu uma solenidade alusiva aos 50 anos do Movimento da Legalidade. No ano em que a campanha da Legalidade completa o seu cinquentenário, o Comando da Brigada Militar presta sua homenagem através de um breve apanhado histórico que visa enaltecer uma das passagens mais emblemáticas da história moderna do Brasil e do Estado do Rio Grande do Sul. O período ficou marcado por uma intensa e efetiva participação da Brigada Militar que se mobilizou em defesa do Estado, em especial pela garantia dos princípios democráticos. O movimento teve início quando o Presidente Jânio Quadros renunciou no dia 25 de agosto de 1961. No Rio Grande do Sul, quando o governador Leonel Brizola foi informado da renúncia de Jânio Quadros imediatamente colocou a Brigada Militar de prontidão. Na sessão foram lembrados ainda todos os demais atos da Brigada na época. Cabe ressaltar a todos os brigadianos que fizeram parte desta página da história, cabendo agora, 50 anos depois, homenageá-los pela bravura e dedicação em defesa da ordem constitucional e democrática em mais uma passagem memorável da história da Brigada Militar e do Rio Grande do Sul. Hoje, meio século após a Campanha da Legalidade, a Brigada Militar continua escrevendo páginas gloriosas para sua história, sempre com muita dedicação e ao lado do povo gaúcho. Através das suas missões atuais de garantir a segurança pública e a preservação da ordem pública, de zelar pelo meio ambiente, de prestar o serviço de bombeiros e de dar segurança nas estradas gaúchas, a Brigada presta estes serviços tendo por fim a Defesa da Ordem Democrática, dos direitos dos cidadãos e garantia dos Direitos Humanos. Participaram do evento o comandante da Brigada Militar, João Batista Rodrigues Paixão, extensionista da ASCAR/Emater-RS, Maria Arlete Kaiser Santos, coordenador e comunicador da Rádio Ativa FM, Vagner Biazus, secretária da Câmara Municipal de Vereadores, Juliana Martins, assessor de imprensa da Prefeitura Municipal, Fernando Bordignon, secretário da Administração, Edilson Bertoglio Schultz, representando no ato o Executivo Municipal, representante do Conselho Tutelar, Catia Dalmina e população em geral.