Escolhidas as prioridades para a Participação Popular e CidadãEscolhidas as prioridades para a Participação Popular e Cidadã

Publicado em 11/07/2011, Por Secretaria da Administração

No dia 04 de julho, na Câmara Municipal de Vereadores de Vila Lângaro, aconteceu a Audiência Pública com a finalidade de apontar as prioridades do município para a Participação Popular e Cidadã – Orçamento 2012. Presidida pelo presidente do COMUDE (Conselho Municipal do Desenvolvimento), Giovani Sachetti, a sessão contou com a presença do representante da Secretaria de Planejamento do Estado, Daltro Beltrame, responsável pelo COREDE Nordeste, que explicou as 10 áreas e 33 programas priorizados na audiência pública da Região Nordeste que aconteceu em Sananduva no dia 20 de junho. Os participantes escolheram para Vila Lângaro 05 prioridades: Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo - Fortalecimento das cadeias produtivas locais e regionais de base familiar e cooperativa (fomento através de diversos mecanismos, inclusive assistência técnica e extensão rural); - Qualificação da infraestrutura rural (oferta de água nas propriedades e vias de acesso as localidades); Educação - Recuperação, ampliação e qualificação da infraestrutura física e modernização tecnológica das escolas; Saúde - Gestão, financiamento e infraestrutura do SUS (construção e equipagem de UPAs e Hospitais Regionais). Segurança Pública - Preservação e repressão (reduzir índices de criminalidade no RS), viatura para policiamento regional. Foi escolhido também o delegado do município para a votação das propostas no Fórum Regional, sendo eleito o secretário da Administração, Edilson Bertoglio Schultz. Neste fórum, ainda terão direito a voto o prefeito Municipal, presidente da Câmara Municipal de Vereadores e o presidente do COMUDE. A etapa municipal da votação para a Participação Popular e Cidadã – Orçamento 2012 será no dia 10 de agosto. Participaram da audiência pública municipal a secretária de Educação, Marileide Caumo Bedendo, vereadores: Carmelino Luiz Rovani, Delvo Denardi e Valdemar André Rovani, vice-diretora da Escola Estadual Marquês de Maricá, Maristela Tognon de Mello e a secretária do gabinete do prefeito, Renata Morandi.