ACESSIBILIDADE | ALTO CONTRASTE | MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE: A- | A+

NOTÍCIAS Inicio >

Farmacêutica do município participa de dois cursos de qualificação em Porto AlegreFarmacêutica do município participa de dois cursos de qualificação em Porto Alegre

Publicado em 13/05/2019, Por Assessoria de Imprensa

Durante os dias 8, 9 e 10 de maio, a farmacêutica Jaqueline Capelari, participou de dois cursos de qualificação em Porto Alegre. Os cursos foram promovidos pelo Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF - RS) em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

A temática do primeiro curso, realizado nos dias 8 e 9 de maio, foi sobre a importância da qualificação da compra de medicamentos para a farmácia básica, envolvendo todas as etapas da aquisição dos medicamentos, desde a seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação. Com a participação de palestrantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que esclareceram aspectos técnicos em relação aos processos de licitações.

Nesse mesmo curso foi mostrado os resultados da pesquisa sobre o uso racional de medicamentos, a qual o município de Vila Lângaro participou em maio do ano passado, onde foram apontados os problemas relacionados com medicamentos mais comum no estado do Rio Grande do Sul comparado com o Brasil.

Já na sexta-feira dia 10/05, o curso foi realizado na UFCSPA e o tema discutido foi o acesso aos medicamentos do SUS, onde foi falado muito sobre a Judicialização do fornecimento de medicamentos e o impacto sobre os cofres públicos. Este seminário contou com a participação de Juiz, Desembargador e Defensores Públicos, que esclareceram todo o processo de ações judiciais para o acesso aos medicamentos de alto custo que não constam na lista do SUS.

"Esses cursos são de extrema importância pois possibilitam uma atualização ao mesmo tempo que, a troca de experiências entre os municípios trazem novas ideias para resolver os problemas semelhantes que todos enfrentam", destaca Jaqueline.




Compartilhar: